A logística reversa é um tipo de gerenciamento da cadeia de suprimentos que move mercadorias dos clientes de volta aos vendedores ou fabricantes. Depois que um cliente recebe um produto, processos como devolução ou reciclagem exigem logística reversa.
A logística reversa começa no consumidor final, retrocedendo pela cadeia de suprimentos até o distribuidor ou do distribuidor até o fabricante. A logística reversa também pode incluir processos em que o consumidor final é responsável pela destinação final do produto, incluindo reciclagem, reforma ou revenda.
Quando a Logística Reversa é Utilizada?
As organizações usam a logística reversa quando as mercadorias se movem de seu destino de volta pela cadeia de suprimentos para o vendedor e, potencialmente, de volta para os fornecedores. O objetivo é recuperar o valor do produto ou descartá-lo. Em todo o mundo, as devoluções valem quase um trilhão de dólares anualmente e se tornaram cada vez mais comuns com o crescimento do comércio eletrônico. Os objetivos da logística reversa são recuperar valor e garantir clientes recorrentes. Menos de 10% das compras na loja são devolvidas, em comparação com pelo menos 30% dos itens encomendados online. Empresas experientes usam a logística reversa para fidelizar clientes, repetir negócios e minimizar perdas relacionadas a devoluções.
Logística Reversa x Logística Tradicional
O fluxo tradicional de produtos começa com os fornecedores e segue para uma fábrica ou distribuidor. A partir daí, as mercadorias seguem para varejistas e clientes. A gestão da logística reversa parte do consumidor e, em sentido inverso, devolve os produtos a qualquer ponto da cadeia de abastecimento. Cadeias de suprimentos bem projetadas respondem a mudanças e podem lidar com alguns requisitos de logística reversa. Este processo inverso pode devolver os produtos um passo atrás na cadeia ou ao fornecedor original. Eles podem até mesmo enviar produtos devolvidos para vendas regulares ou canais de desconto (como liquidantes).
O processo de devolução começa quando o consumidor sinaliza que deseja devolver um produto. Esta etapa deve incluir a autorização de devolução e identificar a condição do produto. Esse processo também envolve o agendamento de remessas de devolução, a aprovação de reembolsos.
Impacto da Logística Reversa
Globalmente, as empresas estão mudando a maneira como tratam os resíduos, e a cadeia de suprimentos é uma grande parte dessa iniciativa. Esses exemplos de logística reversa focam em devoluções, trocas e reciclagem. A logística reversa é importante porque mantém um fluxo eficiente de mercadorias. O processo reduz custos, cria valor, diminui riscos e completa o ciclo de vida do produto.
Com essa prática, as empresas estão participando de um sistema voltado para uma economia sustentável. As empresas encontram novos usos para produtos descartados com recuperação, reparo e reciclagem. Os materiais antes vistos como lixo têm valor novamente.
A logística reversa cria valor ao transformar desperdício em vendas e constrói a confiança do cliente. As empresas revendem, reutilizam e reciclam produtos devolvidos. Além disso, a logística reversa eficaz reduz os custos de armazenamento e distribuição.
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