Logotipo ILOG

O que é Grupo R-20

Entenda a iniciativa da SEDEST para impulsionar a gestão de resíduos sólidos no Paraná
Reunião do Grupo R-20

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade tem se intensificado em todo o mundo, impulsionando a busca por soluções eficazes para lidar com questões relacionadas aos resíduos sólidos. No estado do Paraná, uma iniciativa chamada Grupo R-20 tem se destacado como um importante órgão consultivo que desempenha um papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e nas ações de gestão de resíduos sólidos em âmbito estadual.

O Grupo R-20 e sua Missão

O Grupo R-20 é um órgão consultivo coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná. Foi criado pelo Decreto Estadual nº 8.656/2013 e pela Resolução SEMA nº 070/2015 e é composto por representantes dos 399 municípios paranaenses. O principal objetivo desse grupo é a implementação da Lei Federal nº 12.305/2010, conhecida como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como das leis estaduais relacionadas a resíduos sólidos e a implantação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

Colaboração para a Gestão Sustentável

A criação do Grupo R-20 pelo Governo do Estado do Paraná visa promover a troca de informações e colaboração entre os municípios. Essa colaboração é fundamental para encontrar soluções para questões como a coleta seletiva, a reciclagem de materiais, a logística reversa e outras alternativas que visam a gestão eficaz de resíduos sólidos.

Grupo R-20
Foto: Divulgação/SEDEST

Regionalização do Paraná para uma Gestão Eficiente

Uma das características notáveis do Grupo R-20 é a regionalização do estado do Paraná em 20 áreas distintas. Essa regionalização tem como objetivo a descentralização de informações, tornando mais eficiente a aplicação da logística reversa. A logística reversa é uma estratégia que visa fazer com que todos os tipos de materiais recicláveis retornem à cadeia produtiva, desde o fabricante até o consumidor final. Com a regionalização, as ações podem ser adaptadas de acordo com as necessidades específicas de cada região, garantindo um impacto positivo em todo o estado.

Conheça o Selo Nós Reciclamos

Um selo sustentável para incluir nas embalagens dos seus produtos e atender os programas de logística reversa de embalagens e ESG.

Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo

Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS)

Um elemento chave desse esforço é o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). A legislação brasileira estabelece que a elaboração e revisão dos planos de resíduos sólidos são requisitos para que as administrações municipais e estaduais tenham acesso a recursos da União destinados à gestão de resíduos sólidos. O PERS do Paraná é um importante instrumento de planejamento que abrange uma variedade de resíduos, incluindo os sólidos urbanos, de saúde, de construção civil, de transporte, de mineração, de saneamento, industriais e agrossilvopastoris. O plano terá vigência por prazo indeterminado e será revisado a cada 4 anos, fornecendo subsídios para um horizonte de atuação de 20 anos e abrangendo todos os 399 municípios do estado.

Municípios Participantes

Aqui está a lista dos 20 municípios que compõem as regionais do Grupo R-20:

  1. Umuarama
  2. Paranavaí
  3. Maringá
  4. Apucarana
  5. Londrina
  6. Cornélio Procópio
  7. Jacarezinho
  8. Toledo
  9. Cascavel
  10. Campo Mourão
  11. Pitanga
  12. Telêmaco Borba
  13. Ponta Grossa
  14. Foz do Iguaçu
  15. Francisco Beltrão
  16. Pato Branco
  17. Guarapuava
  18. Irati
  19. Curitiba
  20. Paranaguá

Conclusão

As 20 regionais do Grupo R-20 representam um esforço conjunto para promover a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo o estado do Paraná. Com a colaboração ativa dos municípios e a implementação eficaz do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, o Grupo R-20 está desempenhando um papel crucial na busca por soluções que promovam a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.

Essa iniciativa é um exemplo inspirador de como a cooperação entre diferentes partes interessadas pode resultar em um impacto positivo significativo em nossa sociedade e no planeta.

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?