Neste 23 de agosto, o ILOG, representado por seu presidente, Nilo Cini Jr, esteve presente na sede da FIEP, em Curitiba, para reunião com o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
O encontro teve como pauta discussões sobre hidrogênio verde, mercado de carbono, agenda de descarbonização e também ampliou o debate sobre a importância da logística reversa de embalagens pós-consumo.
Sobre a Logística Reversa, em especial, o Ministro ouviu ponderações a respeito das exigências impostas ao enquadramento de entidades gestoras – algo que o prometeu reavaliar.
Atualmente, o cadastramento – procedimento realizado no âmbito do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir) – é a entidade que autoriza empresas gestoras a operacionalizar sistemas de logística reversa, além de autorização de homologação de notas fiscais eletrônicas e emitir o Certificado Recicla+.
Quem confere tal regra é o decreto nº 11.044, publicado em 13 de abril de 2022, que tem como objetivo regular as ações e programas de logística reversa de embalagens. Ele é fundamental para as ações ambientais, pois visa incrementar e promover a valorização de Resíduos Tipo l.
Além disso, trata do incentivo à reciclagem e sobre como é possível que nossa sociedade possa avançar na economia circular.