Logotipo ILOG

Inauguração da Central de Valorização de Materiais Recicláveis em Londrina

No dia 7 de dezembro de 2016, a Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia de Trânsito e Urbanização (CMTU) entregou oficialmente a Central de Valorização de Materiais Recicláveis – CVMR.

 

Na cerimônia de inauguração, tivemos a presença de diversas autoridades, como o Prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, o Presidente da CMTU José Bruno de Oliveira, o Presidente do ILOG Nilo Cini Junior, o Coordenador do projeto CVMR Luiz Roberto dos Santos, o Presidente da ABIHPEC João Carlos Basilio da Silva, a Diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC e Coordenadora do Programa “ Dê a mão para o futuro” Rose Hernandes, a Presidente da Centralcoop Selma Maria de Assis Gonçalves, entre outros.

 

Quem ficará responsável pela gestão do local será a própria Prefeitura de Londrina, juntamente com a Centralcoop (Central de Coleta e Comercialização de Materiais Recicláveis de Londrina e Região).

 

O objetivo da CVMR é aproveitar os resíduos sólidos recicláveis para agregar valor na comercialização de resíduos (por exemplo, garrafas pet e outros objetos de plástico que são descartados diariamente), transformando as embalagens em matéria prima para a indústria. A expectativa é gerar 20% de aumento na renda das cooperativas de Londrina e região, bem como auxiliar os catadores de material reciclável com mais empregos e melhores condições de trabalho. A previsão é que o projeto beneficie de imediato mais de 500 catadores de materiais recicláveis, melhorando suas rendas e inclusão social.

 

Alexandre Kireeff, Prefeito de Londrina, afirma que a CVMR é um grande incremento na qualidade dos serviços de reciclagem do Município e que irá gerar mais eficiência para as Cooperativas responsáveis pela coleta e logística de reciclagem da cidade. “Nosso modelo de reciclagem tem um aspecto muito particular que é a força da capacidade inclusiva. Londrina é a única cidade que paga pela coleta de recicláveis, isso é um modelo aspirado por inúmeras cidades do País. Isso garante que o cooperado tenha uma renda garantida durante esse trabalho”, comenta Kireeff. O Prefeito salientou também que Londrina é premiada nacionalmente quanto ao seu programa de reciclagem e irá evoluir ainda mais com esta central.

 

O investimento inicial foi no valor de R$ 3,5 milhões, o que inclui equipamentos, infra, veículos, treinamentos e capital de giro. O projeto foi concebido entre Empresas, Ministério Público e Órgãos Ambientais do Estado do Paraná e foi aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Paraná.

 

O ILOG tem o objetivo de entregar até 2019 centrais em diferentes cidades do Paraná. As centrais de Londrina e Maringá já foram entregues e serão inauguradas nos próximos 3 anos, centrais em Ponta Grossa, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava e Cascavel.

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?