Hoje nos damos conta de que nossas escolhas de consumo podem interferir negativamente no meio ambiente.
E se perguntar porque e como melhorar nossos hábitos pode ser o início de uma era mais consciente e sustentável.
Empresas conscientes estão cada vez mais em evidência no mundo dos negócios, por ter um objetivo muito maior do que simplesmente vender seus produtos.
É claro que o foco dos empreendimentos é a venda em si, porém hoje em dia, para o consumidor moderno, é preciso ter um propósito totalmente alinhado ao bem estar do meio ambiente.
Essas empresas se destacam por agir de acordo com os princípios da sustentabilidade, compactando seus processos, ressignificando seus objetivos e diversas outras mudanças.
Nesse artigo, você vai entender o que é o consumo consciente e porque esse conceito se faz tão importante nos dias de hoje.
O que é o consumo consciente
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a humanidade já consome 30% a mais em recursos naturais do que a capacidade de renovação da terra.
Se o consumo continuar nessa velocidade, em aproximadamente 50 anos os recursos ficarão escassos.
E isso significa que seriam necessários dois planetas Terra para suprir as necessidades de água, alimento e energia que precisamos.
Ou seja, se esse consumo desenfreado permanecer, daqui a 50 anos não existirá mais vida na terra.
Por isso, nossas atitudes precisam ser revistas e mudadas, para tentar diminuir cada vez mais esses dados negativos.
Quando nos preocupamos com a forma de consumir, isso afeta todo ao nosso redor.
Precisamos entender que todo consumo gera um impacto na sociedade, na natureza e em nós mesmos, seja ele positivo ou negativo.
Quando nos damos conta disso, de que tudo que consumimos gera impacto ao nosso redor, começamos a ter consciência e repensar nossas atitudes com relação a consumo e descarte.
Isso é o consumo consciente, estar consciente do que você consome, porque consome e como consome.
São pequenas mudanças que podem nos tornar consumidores conscientes e voluntários solidários ao contribuir com a sustentabilidade.
Quem é o consumidor consciente
Ser um agente transformador numa sociedade na qual estamos vivendo, através do meio de consumo é um grande passo para um futuro sustentável.
O consumidor consciente leva em conta a saúde humana e animal e relações justas ao escolher os produtos que irá consumir.
Ele sabe que pode causar grande impacto ao longo da sua vida, através de suas atitudes.
E mesmo sendo um indivíduo, isso pode afetar significativamente o meio ambiente.
Além disso, um consumidor consciente pode, por meio de uma pequena ação que envolva um grande número de pessoas, promover grandes transformações sustentáveis.
Esse agente transformador valoriza significativamente iniciativas de responsabilidade social das empresas.
Ele dá preferência àquelas que se preocupam com essas práticas.
Com pequenas atitudes diárias, sejam elas de consumo de produtos e serviços ao descarte de resíduos, até mesmo escolhendo empresas ecologicamente conscientes.
É isso que difere um consumidor normal de um consumidor consciente.
Um consumidor consciente é aquele que escolhe voluntariamente contribuir com o planeta para garantir a sustentabilidade.
Quem são as marcas conscientes
Para que possamos entender quem são as marcas conscientes e o que elas fazem, primeiro temos que partir do princípio de quem são os responsáveis pelo consumo consciente: cidadãos, empresas e governo.
E ainda que três conceitos precisam ser levados em conta:
- Ambiental: muito relacionado a economia de energia, mobilidade, desperdício de alimentos e reciclagem;
- Social: doações de roupas e bens, além de não consumir de empresas envolvidas com exploração trabalhista, que fazem testes em animais;
- Econômico: diminuição de consumo, consciência no orçamento, diminuição de compras parceladas, etc;
E essas são as exigências básicas que os consumidores conscientes esperam das empresas que eles consomem.
Ações de consumo efetivas no sentido de respeitar sua cultura, mostrando que a sustentabilidade é importante.
É preciso falar diariamente sobre ela, ter engajamento com causas nobres e relacionadas a esse assunto.
As marcas conscientes entendem que os consumidores sabem o quanto eles são grandes agentes de transformação.
E é o que essas empresas precisam trabalhar para que isso seja notado e passado adiante.
Empresas que reconhecem e possuem uma cultura parecida com a que os consumidores conscientes adotam, se tornam empresas conscientes.
Algumas das empresas conhecidas por ações sustentáveis e conscientes são a Natura, Braskem, Unilever, Nestlé, L’Oréal entre outras.
Mas o que essas empresas fazem com relação a ações conscientes?
Elas são inspiração porque já tem dado grandes passos em direção a sustentabilidade e você pode conferir algumas de suas ações nesse artigo:
Empresas e questões socioambientais: como se adaptar?
O que os consumidores conscientes esperam das empresas
Uma pesquisa realizada em 2018 chamada “Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações” mostrou que 7 em cada 10 maiores desejos apresentados pelo consumidor brasileiro se referem a práticas mais sustentáveis.
Nessa pesquisa, os participantes optaram por práticas que tem impacto positivo ao se tratar do meio ambiente.
Algumas delas foram estilo de vida saudável, água limpa, alimentos saudáveis, frescos e nutritivos, conforto, segurança e flexibilidade.
Além do consumo consciente, redução na quantidade de lixo e impacto na geração de energia que foram as mais importantes para o meio ambiente.
Essa análise ainda mostrou que os brasileiros estão despertando para as questões ligadas à sustentabilidade.
Isso porque ações como a preservação das fontes e acesso a alimentos saudáveis estão no topo da lista.
Essas foram as respostas dadas por participantes de todas as classes sociais.
Para ter acesso a pesquisa completa clique AQUI
Em resumo, a conclusão da pesquisa é de que a expectativa da população em relação às empresas é que elas façam mais do que a lei exige, cuidando das pessoas e da sociedade.
O que empresas conscientes podem nos ensinar
As empresas conscientes se preocupam em entender que as pessoas querem ser cuidadas de dentro para fora.
Ou seja, as ações devem começar por melhorar o ambiente de trabalho dos colaboradores.
Além disso, a criação de produtos que viabilizem um estilo de vida saudável e que tenham informações consistentes a longo prazo sobre esse produto, são essenciais.
Ter um propósito empresarial alinhado à sustentabilidade e responsabilidade social é primordial, isso é a base para uma empresa consciente.
O uso eficiente dos recursos naturais, busca por fornecedores que estejam alinhados aos mesmos conceitos de proteção ao meio ambiente e claro descarte correto de resíduos são alguns parâmetros a serem avaliados.
Cada decisão tomada deve estar em acordo com os valores voltados às questões ambientais e nenhuma decisão fora disso será levada em conta.
Você já parou para pensar sobre como sua empresa tem colaborado com a educação para a sustentabilidade?
Conheça o ILOG
O ILOG como entidade certificadora, é especialista em logística reversa por compensação ambiental.
Somos responsáveis por certificar empresas que comprovam, por meio de notas fiscais, a correta destinação de materiais recicláveis.
Isso significa que se sua empresa produzir uma quantidade de resíduos mensais, o ILOG, com ajuda de cooperativas de reciclagem autorizadas, recicla a mesma quantidade de resíduos, compensando sua produção mensal.
Por isso seja um parceiro ILOG e receba o selo “Nós Reciclamos” para utilizar em suas embalagens e mídias e incentive a reciclagem através da conscientização ambiental dos seus consumidores.
Clique AQUI e solicite um orçamento