O Instituto de Logística Reversa do Paraná (ILOG – PR) recebeu o prêmio Consagração Pública Municipal, entregue anualmente pela Câmara Municipal de Curitiba. A Solenidade faz parte das celebrações em comemoração ao aniversário da capital paranaense e destaca os esforços de iniciativas e instituições por serviços relevantes prestados à comunidade em prol da coletividade e dignidade humana.
A instituição, que atua auxiliando empresas de todos os portes a adotarem e desenvolverem práticas sustentáveis em cumprimento das políticas de logística reversa do Estado do Paraná e da União, será homenageada pela colaboração direta com a redução dos impactos da produção industrial no meio ambiente. Em atividade desde 2016, o ILOG reintegra materiais reutilizáveis como papel, vidro e garrafas pet ao seu processo produtivo original a partir de parcerias com o a iniciativa privada, governos estaduais e municipais e cooperativas de catadores. Com mais de 300 empresas associadas, o instituto possui Centrais de Valorização de Materiais Recicláveis nas principais cidades do Paraná e contribui com a minimização do descarte de resíduos na natureza, realizando a coleta de centenas de toneladas de descartáveis todos os anos.
Para Nilo Cini Junior, presidente do ILOG, o prêmio reafirma a necessidade de comprometimento da indústria com uma sociedade sustentável. “A construção de uma sociedade consciente da sua responsabilidade com a natureza depende muito da postura da indústria, e receber uma honraria tão importante, mostra que o processo de logística reversa é viável e que pode ser adotado a partir de iniciativas como as do ILOG, que acredita em um futuro melhor e trabalha para oferecer as ferramentas necessárias para a evitar o desperdício e desenvolver uma dinâmica de produção pautada na sustentabilidade”, completa.