Descubra quais empresas precisam de logística reversa de embalagens

Descubra quais empresas precisam de logística reversa de embalagens

A logística reversa de embalagens é um compromisso com a sustentabilidade. 

Este método que não permite o acúmulo de lixo de forma aleatória e indiscriminada no meio ambiente tem como objetivo reduzir o número e a lotação de aterros e lixões, além de também ser um importante instrumento para o desenvolvimento econômico e social nacional. 

Porém, apenas 4% dos resíduos sólidos urbanos são coletados no Brasil, segundo o Panorama 2020 da Abrelpe, infelizmente. 

A responsabilidade sobre as embalagens deve ser compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos. 

Embora as leis balizem o que precisa ser feito para contribuir com a  preservação do meio ambiente, elas são ainda mais rígidas com 6 tipos de empresas cujo lixo gerado coloca não só o meio ambiente em risco, como também a saúde humana. 

Neste artigo, revelamos quais são esses negócios e também uma forma rápida, descomplicada e segura de fazer a logística reversa de embalagens. Para descobrir tudo isso, é só continuar lendo este conteúdo exclusivo

A obrigatoriedade da logística reversa de embalagens 

A logística reversa pode ser um potente instrumento para mudar a realidade econômica e social do Brasil

Conforme relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Brasil perde 8 bilhões de reais anualmente por não reciclar o lixo produzido no país

Além deste problema, dezenas de famílias deixam de ser beneficiadas e centenas de novos postos de trabalho criados, já que essas pessoas abandonam a possibilidade de reaproveitar o lixo. 

Por isso, as fiscalizações e penalizações precisam permanecer presentes, infelizmente. 

Além das multas que podem variar de 5 mil a 50 milhões de reais, se as empresas instaladas nos estados de São Paulo e Paraná não transformarem a logística reversa em uma rotina, as suas licenças de operação não serão mais renovadas

E, no ano de 2021, o Rio de Janeiro instituiu a obrigatoriedade do ato declaratório de embalagens (ADE) e o Plano de Metas e Investimentos (PMIn). 

Os fabricantes, as importadoras e os comerciantes de embalagens precisam documentar em um relatório o seu processo de logística reversa para submetê-lo à avaliação anualmente ao Estado sempre até 31 de março. 

As vantagens da logística reversa de embalagens 

Todo este esforço para garantir o cumprimento da logística reversa de embalagens proporciona o desenvolvimento sustentável do Brasil, inclusive com base nas diretrizes da ONU. 

E, ao fomentar a economia circular, que tem como base o reaproveitamento de materiais que são reintroduzidos nas cadeias produtivas e que evita o consumo de matérias-primas virgens e a redução da emissão de CO². 

E, ao se valer disso, a logística reversa contribui para que as empresas conquistem diferenciais sustentáveis no mercado, o que atrai novos potenciais consumidores, que estão cada vez mais conscientes e engajados e se transformam em verdadeiros fãs da sua marca. 

A Natura, por exemplo, tem feito da logística reversa uma rotina e, a cada dia, conquista mais a simpatia das pessoas. 

Logística reversa de embalagens: um compromisso ambiental e legal 

Compromisso ambiental e legal

Embora o ideal é que tivéssemos todos engajados com esta causa, esta ainda não é a nossa realidade. 

Por isso, as legislações vigentes instituíram a obrigatoriedade da logística reversa de embalagens para 6 tipos de empresas e suas respectivas cadeias produtivas em função delas produzirem e comercializarem itens que são prejudiciais à natureza, à saúde e à qualidade de vida dos seres humanos. 

São elas: 

  1. Agrotóxicos; 
  2. Pilhas e baterias; 
  3. Pneus; 
  4. Óleos lubrificantes; 
  5. Lâmpadas fluorescentes; 
  6. Produtos eletrônicos e seus componentes. 

Você sabia que a Bridgestone destina os fragmentos de seus pneus para diversos fins, inclusive para obras?  Afinal, um único pneu leva 600 anos para se decompor, além de servir como moradia para insetos, como o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. 

A sua empresa não precisa fazer tudo sozinha

Depois de entender tudo isso, você precisa descobrir como implementar a logística reversa no seu Negócio. 

Existem 3 mecanismos para realizá-la, que são

  • PEV (Pontos de Entrega Voluntária)

Uma empresa pode criar pontos de coleta em diferentes locais públicos, onde o consumidor devolve as embalagens nesses pontos. 

Vantagens: este modelo independe da coleta seletiva, tem um menor custo de coleta e facilita a triagem. 

Desvantagens: ele pode gerar uma dificuldade em comprovar o alcance das metas de reciclagem, depende da conscientização dos consumidores e possui custos de operação e gerenciamento próprios. 

  • Doação

A sua Empresa pode realizar a doação de equipamentos, treinamentos e consultorias para cooperativas, afinal, elas apoiam o desenvolvimento da cadeia de reciclagem. 

Vantagens: este modelo pode ser de grande ajuda para cooperativas informais, porque os investimentos contribuem para a sua estruturação. 

Desvantagens: pode haver dificuldade na  comprovação do alcance de metas definidas, além de não realizar a logística reversa direta das embalagens. 

  • Compensação Ambiental

A compensação ambiental é um mecanismo de logística reversa indireta, onde a reciclagem é garantida por meio de compensação

Este é um modelo interessante para que você garanta a aplicação da logística reversa de embalagens na sua Empresa, cumpra a legislação e ainda garanta a preservação do meio ambiente. 

Através dela, você compensa o percentual de embalagens que coloca no mercado sem que elas sejam necessariamente as que estão estampadas com a sua marca. 

Inclusive, essa compensação ambiental garante que a sua Organização receba créditos de economia circular, que são comprovados por notas fiscais rastreadas

E a partir desses créditos, as empresas podem até receber certificados que atestam o cumprimento da logística reversa. 

Como nós, do Instituto Brasileiro de Logística Reversa (ILOG), podemos fazer por você. 

O selo Nós Reciclamos

Nós atuamos como uma entidade certificadora, responsável por emitir certificados de logística reversa que comprovam, por meio de notas fiscais, a correta destinação de materiais recicláveis.

O Selo Nós Reciclamos pode ser obtido por todas as empresas que distribuem embalagens de consumo para pessoas físicas: fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, etc. 

Ao se tornar nossa parceira, a sua Organização recebe a certificação e pode usar o selo nas suas embalagens e/ou mídias, com o intuito de incentivar a reciclagem e fomentar a conscientização ambiental de seus consumidores.

3 vantagens de ter o nosso selo

  1. Cumprir a PNRS

O Selo Nós Reciclamos comprova que as empresas cumprem esta exigência, o que blinda o seu negócio de possíveis multas e penalidades.

  1. Estimular a cadeia de reciclagem

Quando a sua organização torna-se parceira do ILOG e tem o nosso Selo, ela passa a fazer parte de um seleto grupo de empresas que investem e estimulam a cadeia de reciclagem no Brasil.

Você sabia que a maior parte do material reciclado em nosso país só chega a ser reciclada graças ao trabalho das cooperativas e associações de catadores? 

Ter o Selo Nós Reciclamos é contribuir para que essas cooperativas e associações recebam recursos para exercer esse trabalho tão importante na sociedade. 

  1.  Diminuir o impacto ambiental das embalagens produzidas

Como você já sabe, sempre que sua Empresa comercializa um produto, ela também está gerando resíduos que podem agredir a natureza.

O nosso Selo é uma maneira de minimizar o impacto ambiental que a sua Organização causa ao meio ambiente e se preocupar com a preservação da natureza. 

Conheça mais algumas delas neste blogpost sobre as vantagens do selo Nós Reciclamos.

Como o nosso selo funciona na prática

A Marca Caldo Bom foi uma das empresas que decidiu ser nossa parceira. Aliás, ela não é só sabor, ela já faz parte da nossa família!  Afinal, a Marca está todos os dias conosco, na nossa mesa durante as refeições.  

Mas, antes de degustarmos todas as delícias da Caldo Bom, todos os alimentos precisam ser desembalados, certo? 

E as embalagens plásticas de, pelo menos, 150 produtos, param no lixo e podem se espalhar pela natureza, especialmente pelos rios, mares e oceanos.  

Mas como a Marca Caldo Bom resolveu isso? 

Com o Selo NÓS RECICLAMOS. 

Sim, você já sabe que a sua Organização precisa recuperar parte dos resíduos produzidos, porém, ao invés de gerenciar toda a logística de coleta, seleção e reciclagem, você pode compensar! 

Por isso, diga sim à sustentabilidade. Faça parte de um seleto grupo de empresas que estimulam a cadeia de reciclagem no Brasil e: 

  • Diminua o impacto ambiental;
  • Incentive o desenvolvimento dessas redes;
  • Cumpra as exigências da PNRS.  

Quanto custa o selo nós reciclamos?

A sua parceria conosco é personalizada, assim como o investimento que a sua Empresa precisa fazer para conquistar o Selo Nós Reciclamos.  

A única coisa que você precisa fazer para receber o seu orçamento personalizado é incluir os dados do seu Negócio em nosso simulador. 

Aproveite e faça isso já! 

Quem somos nós, o ILOG

Somos o Instituto Brasileiro De Logística Reversa e implementamos soluções de Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo para que organizações cumpram a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a partir do programa de compensação ambiental Nós Reciclamos. 

O nosso trabalho se sustenta em três pilares. São eles: Ambiental, Social e Econômico:

  • Ambiental

Recuperamos resíduos e damos a destinação adequada para reduzir o impacto ambiental nas comunidades.

  • Social

Investimos em ecossistemas de reciclagem para gerar renda às famílias e melhores condições de empregabilidade. 

  • Econômico

Conferimos créditos verdes às empresas que cumprem a sua responsabilidade no PNRS e fomentamos novos programas ambientais.

Já são mais de 69.000 toneladas recuperadas de janeiro/2017 até dezembro/2021. 

Nossos programas são homologados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) e recuperam resíduos de forma acelerada.

Somos parceiros de Associações e Cooperativas de Catadores de materiais recicláveis no Paraná, que são responsáveis pelo maior percentual de massa recolhida do Estado. E também de diversas outras em todo o Brasil.

Investimos milhares de reais todos os anos no ecossistema de coleta seletiva para garantir o processamento correto e ágil dos materiais e ainda melhorar as condições de trabalho.

Apostamos em: 

  • Equipamentos;
  • Infraestrutura;
  • Tecnologia;
  • Capacitações. 

E centenas de famílias associadas às cooperativas são beneficiadas pela melhoria contínua de nossos programas. 

O suporte e os investimentos nesse ecossistema das cooperativas gera a renda, que sustenta centenas de pessoas.

Vamos transformar o futuro juntos? 

Atualmente, como você já sabe, a logística reversa é uma obrigação jurídica, porém, ela não precisa ser um ônus às empresas. 

Então, por que não tornar esse caminho mais fácil com o Selo Nós Reciclamos e a nossa ajuda? 

O futuro se transforma hoje!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco