Logotipo ILOG

Como A Logística Reversa Contribui Para A Sustentabilidade Empresarial

Um dos temas mais discutidos atualmente no setor empresarial é a questão da sustentabilidade. As pessoas estão cada mais conscientes de que os recursos que estamos utilizando são finitos, e que se não cuidarmos bem no nosso planeta, nosso futuro estará em risco. O tripé: reduzir, reutilizar e reciclar é uma tendência à descartabilidade cada vez mais presente em nossa sociedade.

O conceito de Logística Reversa vem ganhando cada vez mais atenção. Logística Reversa é, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Nosso objetivo aqui é destacar a importância da Logística Reversa para a sustentabilidade empresarial, através de atividades de reciclagem de materiais. Confira!

Motivos para o uso da Logística Reversa

As leis relacionadas às questões ambientais estão se tornando cada vez mais rígidas, ampliando assim a responsabilidade do fabricante sobre o produto. Hoje em dia já não é suficiente apenas o reaproveitamento e remoção de refugo no processo, o fabricante é responsável por todos os processos até o final da vida útil do produto. Por isso a Logística Reversa está cada vez mais presente nas operações das empresas. Podemos citar três motivos básicos:

  • Questões ambientais: Já comum em muitos países, a tendência é que no Brasil as empresas também sejam responsabilizadas por todo o ciclo de vida do produto, sendo legalmente responsável pelo destino do produto mesmo após a entrega ao cliente.
  • Diferenciação por serviço: Muitos acreditam que as empresas que possuem um política de devolução mais liberal, são mais valorizadas pelos clientes.
  • Redução de custo: A Logística Reversa está trazendo uma diminuição de custos consideráveis para as empresas. O reaproveitamento de materiais, com a utilização de embalagens retornáveis por exemplo, têm trazido ganhos para as empresas, estimulando ainda mais esse processo.

Muito desperdício acaba ocorrendo nos processos industriais. A logística reversa possibilita a reutilização desse material ou, se não for possível o reuso, ela promove o descarte correto do mesmo.

Preocupação ambiental

Nos países industrializados, tem-se visto um aumento na quantidade de resíduos eliminados, geralmente depositados em aterros, incineração ou simplesmente jogados fora. Existem três principais destinos para esses resíduos: vão para um local de descarte seguro como um aterro sanitário, vão para um lugar não seguro como a natureza, ou voltam para a cadeia de distribuição reversa.

A questão é que os aterros estão ficando superlotados e estamos com escassez de incineradoras, aumentando o problema da poluição ambiental. Porém empresas têm se esforçado para reintegrar os resíduos nos processos produtivos originais, minimizando as substância descartadas na natureza e reduzindo o uso de recursos naturais. Fabricantes de bebidas, por exemplo, têm gerenciado o retorno das garrafas desde os pontos de venda até os centros de distribuição.

A legislação ambiental está tornando as empresas mais responsáveis pelo ciclo de vida de seus produtos, responsabilizando o fabricante pelo destino dos produtos após a entrega ao cliente e pelo impacto ambiental produzido no processo produtivo e após o consumo do produto.

Está ocorrendo também uma maior consciência ecológica por parte dos consumidores, que por sua vez, podem pressionar mais as empresas a reduzir os impactos ambientais em suas atividades.

Segundo Leite (2009;17) “A observação dos hábitos empresariais no Brasil tem revelado avanços importantes na implementação da logística reversa, como consequências do crescimento dos volumes transacionados nestes últimos anos, da difusão de suas principais ideias, da melhor compreensão de seus objetivos e possibilidades estratégicas. Bem como das oportunidades empresariais para os agentes das cadeias de suprimentos”.

A logística reversa é um método de produção e consumo sustentável, pois reduz a exploração de recursos naturais à medida que recupera materiais que retornam ao ciclo produtivo e reduz o volume de poluição.

Ganhos financeiros

Para uma empresa ter um bom controle do ciclo de vida de seus produtos, ela precisa ter uma boa gestão para que esse controle seja eficaz, uma vez que o retorno dos produtos e materiais é um grande fator na otimização do ganho financeiro.

Em uma pesquisa feita com a cadeia de suprimentos de cervejas e refrigerantes, onde os integrantes terceirizaram o processo de coleta e retorno de embalagens usadas para reciclagem, foi obtida uma economia anual de mais de U$11 milhões.

Ambos lados se beneficiam com a logística reversa. O consumidor acaba cumprindo com sua consciência ecológica, recuperando parte do valor do produto, enquanto a empresa produzirá novos produtos com menos custos e insumos. Quem está no meio dessa cadeia também se beneficia, já que novas oportunidades de negócio são geradas e há uma maior inserção no mercado de trabalho para a parcela marginalizada da sociedade.

“Neste enfoque, a melhor solução na destinação dos resíduos é aquela em que o binômio meio-ambiente e lucro estejam combinados de tal forma que tanto as diretrizes do meio-ambiente quanto o resultado financeiro sejam satisfatórios, consolidando esta visão com a visão de reciclagem” (SOUZA; FONSECA, 2008, p. 2).

Essa postura economicamente correta gera muitos ganhos financeiros e logísticos, além de que a imagem da empresa pode atrair mais clientes.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

O aspecto sustentável deve ser visto do ponto de vista econômico, social e ambiental. As empresas que desejam ser sustentáveis necessitam adotar modos de produção que não agridam o meio ambiente.

É necessária a criação de uma consciência ecológica, onde os recursos naturais são utilizados de forma racional, permitindo assim que o ser humano possa continuar vivendo em seu ecossistema. Campanhas precisam ser criadas, não somente nas empresas, mas em comunidades, nas áreas políticas, focando na melhor maneira de usar os recursos naturais e permitindo assim que as futuras gerações não fiquem comprometidas.

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

A Responsabilidade Social Empresarial ou RSE, é hoje um fator de competitividade no mundo dos negócios. Antigamente o fator que identifica uma empresa competitiva era o preço dos produtos. Alguns anos depois, veio a qualidade dos produtos e serviços. Atualmente, as empresas devem estar constantemente se aperfeiçoando em suas relações com o público, incluindo o governo e nossa sociedade como um todo.

Produzir produtos ou prestar serviços que não fazem mal ao meio ambiente, promover a inclusão social, ajudar no desenvolvimento da sociedade que participam, são alguns dos diferenciais para as empresas hoje em dias conquistarem novos clientes.

Lei 12.305/2010

Um dos grandes avanços para o logística reversa foi a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). O objetivo principal é incentivar a reciclagem de lixo e o correto manejo dos produtos usados com alto potencial de contaminação. Essa lei obriga os fabricantes e distribuidores a recolherem as embalagens usadas. Essa lei ainda passa por regulamentação, por isso as empresas ainda estão se adaptando à esse processo e identificando o tipo de tratamento ideal para cada material.

Logística Reversa e as empresas

Como falado anteriormente a logística reversa é uma maneira de recuperar os produtos e materiais das empresas que foram descartados, tornando-se peça fundamental para as empresas que querem ser sustentáveis.

Atualmente, as empresas modernas já entenderam que além de lucratividade, é necessário atender aos interesses sociais, ambientais e governamentais, para assim atingir a sustentabilidade. É preciso satisfazer os stakeholders, que inclui governo, comunidade, acionista, clientes, funcionários e fornecedores, que avaliam a empresa de diferentes ângulos. Para isso, a empresa precisa ter um sistema de planejamento adequado aos diferentes níveis de gestão.

A logística reversa torna-se cada vez mais imprescindível para as empresas em questão ambiental, econômica, financeira e operacional. Esse processo permite uma vantagem competitiva e um controle operacional das atividades, tornando a logística reversa um processo muito rentável para as empresas.

O papel das empresas torna-se cada vez mais importante, uma vez que há um crescimento significativo no número de habitantes no planeta, à expansão do consumo de bens consequentemente dos resíduos gerados. Sem essa consciência ambiental, todos nós sairemos prejudicados.

A logística reversa ainda está em difusão no Brasil, já que é aplicada somente por empresas de grande e médio porte. Porém o potencial de crescimento nos próximos anos é muito promissor.

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?