Logotipo ILOG

Você já ouviu falar sobre consumo consciente? 

Conheça as razões para se tornar um consumidor mais responsável e ajude o planeta 
O consumo consciente pode mudar os rumos da produção e distribuição de produtos no setor industrial. Uma conscientização por parte dos consumidores é capaz de redirecionar o mercado para soluções renováveis, limpas e mais eficientes. Para saber mais sobre essa maneira sustentável de ir às compras, confira abaixo o material que o ILOG separou para você:

O que é consumo consciente? 

O consumidor é a ponta final do ciclo de produção, e cabe também a ele adotar medidas que minimizem o impacto ambiental do consumo no planeta. O consumo consciente nada mais é do que uma maneira de consumir melhor, analisando questões ambientais envolvidas nos processos de produção e a necessidade efetiva ao adquirir certo produto.  

Por que devo me preocupar com isso? 

Só consumindo de uma maneira mais racional e menos impulsiva será possível alterar a cadeia de produção atual. A produção e o consumo mundial estão completamente descontrolados e o modelo vigente vem causando prejuízos imensos para a saúde do planeta e seus habitantes. 
Só através de um consumo consciente a produção em massa pode evoluir para métodos mais eficazes e limpos, que priorizem os recursos naturais ao invés da busca por lucro a qualquer custo. 

Dicas para consumir melhor 

  • Prefira sempre produtos eco-friendly. Seus componentes são biodegradáveis, e se decompõem facilmente na natureza, evitando assim a contaminação do ambiente. 
  • Planeje sua ida ao mercado e evite comprar por impulso, assim você economiza dinheiro e deixa de adquirir um produto que talvez nem seja utilizado. 
  • Reflita antes de adquirir um item, e avalie se aquele produto é mesmo necessário. 
  • Leve sempre em conta a procedência do produto, assim como os impactos causados no meio ambiente, na sua saúde e na dos animais. 
  • Menos é mais. Leve em consideração a qualidade dos produtos, não se deixando influenciar apenas por propagandas e tradição. 
  • Ao comprar roupas prefira itens de qualidade e que não sairão de moda, evitando repor a peça assim que uma nova coleção seja lançada. 
  • Cobre iniciativas privadas e do poder público, para promover e apoiar um consumo consciente. 
  • Reduza ao máximo o plástico. Utilize sacolas de pano reutilizáveis e dispense canudos plásticos, no geral opte por produtos que contenham menos embalagem. 
  • Recicle sempre que possível, e reutilize embalagens para evitar desperdícios  

Cada cidadão deve fazer a sua parte, porém ações individuais não são suficientes. A lógica de produção que impera no planeta atualmente não se sustenta, já causou danos irreversíveis ao meio ambiente e irá causar ainda mais. Por isso devemos divulgar a causa ambiental, reivindicando leis que exijam processos de produção sustentáveis e que punam com severidade empresas infratoras. 
Confira o site do ILOG e conheça as iniciativas para um mundo melhor e mais sustentável.

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?