Logotipo ILOG

As cápsulas de café expresso são recicláveis? 

Conheça mais sobre este tipo de produto e saboreie seu cafezinho sem receio de causar danos ao meio ambiente 
A praticidade que as cápsulas de café trouxeram para os amantes da bebida é inegável. Com elas, é possível preparar rapidamente um delicioso café expresso no conforto do lar. 
Porém, você já se perguntou sobre o destino das cápsulas de café utilizadas? Confira as informações que o ILOG separou para você e descubra mais sobre elas. 

Quando as cápsulas chegaram ao mercado? 

Elas chegaram ao Brasil no ano 2000 e logo conquistaram os amantes de café. A velocidade do preparo foi determinante para o sucesso, bem como o charme das cápsulas e suas cafeteiras. Para ilustrar o sucesso avassalador, apenas no ano de 2015 foram negociadas sete mil toneladas deste produto. 

Do que são feitos os recipientes? 

A maior parte das cápsulas são inteiramente compostas de alumínio, porém muitas empresas utilizam uma mistura de plástico com alumínio na composição de suas embalagens, tornando o processo de reciclagem mais complexo. 

As cápsulas são recicláveis? 

Todas as embalagens podem ser reutilizadas, porém as compostas exclusivamente em alumínio têm sua reciclagem facilitada. É o caso das cápsulas produzidas pela Nespresso, que além de serem 100% recicláveis, ainda podem ser depositadas nos postos de coleta oferecidos pela marca. Ao se responsabilizar pela logística reversa do produto, a empresa diminui o impacto ambiental e agrega valor à sua marca. Além disso, o alumínio possui um ótimo valor de mercado que facilita sua revenda para reutilização do material.
Cápsulas que mesclam plástico e alumínio em sua composição, por outro lado, trazem preocupação para quem possui consciência ecológica. Isto porque diferentes empresas utilizam diferentes tipos de plástico na fabricação destas cápsulas, dificultando o processo de reciclagem. Além disso, o tamanho reduzido das embalagens e o baixo valor de mercado do plástico também prejudicam a reutilização. 

O que fazer com as embalagens após o uso? 

Depois de saborear seu café, separe sua cápsula e procure os postos de coleta disponibilizados pelo fabricante. Empresas de grande porte como Nespresso e Dolce Gusto possuem programas específicos para recolher, reutilizar e reciclar as embalagens.
Desta maneira, você aproveita seu expresso sem remorso e contribui com o meio ambiente. 

Agora que você conhece melhor sobre o impacto que as cápsulas de café podem causar no meio ambiente, confira o site do ILOG e fique por dentro das iniciativas que ajudam a salvar o planeta. 

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?