Nos últimos anos, a gestão de resíduos sólidos tornou-se uma preocupação global. Comumente, os resíduos são gerados em residências, fábricas, canteiros de obras, refinarias e usinas nucleares. À medida que a população aumenta, as tendências de consumo mudam e também se multiplicam. Juntamente com a melhoria no estilo de vida, a quantidade de lixo e embalagens que lançamos no meio ambiente representam ameaças alarmantes à natureza.
Assim, é necessário que a sociedade como um todo, cidadãos e empresas, saibam da importância da gestão de resíduos sólidos – hoje estabelecida por ler no Brasil, por meio da A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ela foi instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e tem como objetivo principal sistematizar o gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil. Os princípios desta lei visam o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade compartilhada e o reconhecimento do resíduo sólido como bem econômico gerador de trabalho e renda. Seus objetivos norteiam a proteção da saúde e do meio ambiente e a redução do volume de resíduos sólidos, incentivando a reutilização, a reciclagem e o tratamento de resíduos.
Por que precisamos de gerenciamento de resíduos no Brasil?
O manuseio e descarte de resíduos líquidos e sólidos, seu tratamento e reciclagem para uso posterior se enquadram na gestão de resíduos. Séculos atrás, as pessoas costumavam descartar seus resíduos cavando um buraco em uma área de terra distante. Esta técnica de eliminação de resíduos foi concebida para ser eficiente devido à menor população naquela época. A produção de resíduos foi menor devido à baixa população, o que facilitou o gerenciamento de resíduos.
Mas agora, devido ao crescente número de pessoas, a produção de resíduos aumentou drasticamente, dificultando o descarte. Os resíduos produzidos hoje em dia incluem elementos não biodegradáveis e inorgânicos. Se esses resíduos forem descartados em aterros sanitários, eles se decomporão de maneira não natural e levarão muito tempo para serem eliminados. É por isso que a gestão de resíduos permite aos usuários descartar de forma eficiente e adequada todos os tipos de resíduos, pois ela pois salva o meio ambiente dos efeitos tóxicos dos elementos inorgânicos e biodegradáveis presentes nos resíduos. A má gestão dos resíduos pode causar contaminação da água, erosão do solo e contaminação do ar.
Importância da reciclagem
Resíduos como plástico, vidro e papel podem ser separados em diferentes colunas para serem processados para fazer novos produtos que economizarão os recursos naturais. Além disso, quando esses resíduos não são reciclados, geralmente acabam em aterros ou oceanos, representando uma ameaça à saúde humana e à vida marinha. Na maior parte do mundo, o tratamento de esgoto não é feito adequadamente, levando à eutrofização e fechamento de praias, por exemplo.
A gestão de resíduos não apenas salvará os recursos naturais, a biodiversidade e a vida humana, mas também terá um impacto positivo na economia, pois haverá mais empregos criados para administrar um sistema eficiente de gestão de resíduos. Nos países desenvolvidos, os resíduos são descartados em locais de descarte de lixo, enquanto nas economias em desenvolvimento, os resíduos geralmente acabam nas ruas e áreas vazias.
Quando esses resíduos não tratados são expostos ao ar, causam riscos ambientais e também impactam a infraestrutura. Com o passar do tempo, a gestão de resíduos está se tornando mais importante não apenas para a proteção ambiental, mas também como uma indústria em crescimento para uma economia. As empresas podem economizar dinheiro reciclando os materiais que produzem. Isso ajudaria a diminuir seus custos de eliminação de resíduos.
Além disso, ter conhecimento sobre os diferentes tipos de resíduos que a empresa está gerando facilitaria a localização de serviços de gerenciamento de resíduos de acordo com sua necessidade e minimizaria seus custos de transporte. Além disso, contribui para a sustentabilidade ambiental, minimizando as emissões de gases de efeito estufa e preservando os recursos naturais, o que, por sua vez, promove a boa imagem do negócio. Os restaurantes podem doar alimentos perecíveis aos necessitados, em vez de desperdiçá-los e causar danos ao meio ambiente, por exemplo.
O ILOG atua nesse sentido, ajudando as empresas a realizarem a compensação de produtos e embalagens lançados no meio ambiente. Sendo um certificador licenciado, é um instituto que auxilia as empresas a recolherem uma taxa obrigatória, adquirindo serviços de reciclagem realizados por cooperativas parceiras.
Gostaria de mais informações? Faça contato conosco!