Cálculo é importante para controlar a exploração dos recursos naturais
Com certeza você já ouviu falar sobre o termo Pegada Ecológica, mas sabe qual seu significado e relevância para o planeta? Para colocar você a par do tema, o ILOG preparou o seguinte material. Confira!
Conhecendo melhor
A Pegada Ecológica é um cálculo que avalia os padrões de consumo de pessoas, cidades ou países e os relaciona com a capacidade ecológica do mundo.
Ao analisar a pegada ecológica, podemos averiguar se o planeta Terra suporta o nosso estilo de vida atual ou se ajustes são necessários para proteger o meio ambiente.
Quando foi criada
O termo foi cunhado na década de 1990 por Mathis Wackernagel e William Rees, que lançaram o livro Pegada Ecológica e Sustentabilidade Humana. O objetivo dos cientistas era mensurar o impacto que deixamos no planeta para conseguir adaptar nosso estilo de vida.
Como o cálculo pode ajudar o planeta?
Ao calcular a Pegada Ecológica, é possível acompanhar a utilização dos recursos naturais, verificando se o planeta consegue ou não se recuperar da exploração natural. O cálculo é um grande aliado na criação de medidas que ajustem a nossa interação com o meio ambiente.
Com os dados em mãos, é possível agir para que nossas necessidades não excedam a capacidade natural dos ecossistemas.
Como diminuir sua Pegada Ecológica?
O estilo de vida está diretamente ligado ao impacto no meio ambiente. Portanto, adequar o nosso consumo e alterar os meios de locomoção dentro da cidade são essenciais para minimizar o impacto na saúde do planeta.
Evitar compras desnecessárias, poupar energia e reciclar materiais são importantes passos para diminuir nossa Pegada Ecológica.
Além disso, é importante cobrar dos nossos representantes as medidas de proteção e preservação do meio ambiente que irão garantir um futuro para todos nós.
Agora que você sabe mais sobre a Pegada Ecológica, que tal orientar seus amigos e familiares? Acesse o site do ILOG e conheça outras maneiras de proteger a saúde do nosso planeta!