A cidade de Florianópolis acaba de lançar um audacioso projeto para se transformar na primeira “lixo zero” do Brasil. O programa Florianópolis Capital Lixo Zero foi apresentado oficialmente no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero e tem por objetivo formatar uma proposta viável para destinação correta dos resíduos sólidos.
No último dia 4, foi publicado no Diário Oficial o decreto nº 18.646 que torna Florianópolis pioneira entre as cidades brasileiras com a proposta de lixo zero. As preocupações com a destinação correta dos materiais coletados têm múltiplas motivações e vão desde a preservação do meio ambiente a questões econômicas e geopolíticas.
“Temos em média 1/3 de lixo orgânico e 1/3 de lixo reciclagem. Com a separação correta desses dois materiais eles podem se tornar 100% reintegrados na cadeia produtiva”, explica o superintendente municipal de Habitação e Saneamento, Lucas Arruda.
Outro grande diferencial do programa fica por conta dele não se limitar a discutir somente reciclagem. O Florianópolis Lixo Zero pretende incentivar o comportamento de utilizar os resíduos que atualmente se tornam rejeitos, além de estar presente em organizações empresariais para debater temas que podem contribuir diretamente para o cumprimento dos objetivos gerais.