Tudo que a sua empresa produz se transforma em material de descarte nas mãos do consumidor. A Logística Reversa traz a oportunidade de fazer o bem para a sociedade e para o planeta, além de construir uma imagem positiva de sua empresa e fazer seus lucros crescerem.
O que é Logística Reversa?
Como mencionamos anteriormente em matéria, a Logística Reversa é um conjunto de procedimentos que recolhe e dá encaminhamento pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitar ou dar a destinação correta aos resíduos.
Embora o conceito tenha sido criado na década de 70, somente a pouco tempo sua implementação foi melhorada e aplicada nas empresas. Esse conceito ganhou força desde a publicação da Lei nº 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010. Ficou estabelecido no Acordo que: fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes teriam responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
Órgãos públicos e empresas privadas devem incentivar a redução do volume de resíduos sólidos, diminuindo assim o impacto à saúde e ao meio ambiente.
Logística Reversa e as empresas
A Logística Reversa deve ser considerada uma parte integrante de qualquer empresa como um todo, que abrange a administração de todos recursos da empresa.
Dependendo do setor em que sua empresa atua, implantar uma política de Logística Reversa é uma obrigação. Isso inclui fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
- Agrotóxicos.
- Pilhas e baterias.
- Pneus.
- Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens.
- Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.
- Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Se você é proprietário de uma pequena empresa/indústria em um desses setores mencionados acima, você deve construir uma estratégia para o recolhimento dos produtos e embalagens relacionadas à eles. Isso pode incluir, por exemplo, pontos de coleta e parcerias com Cooperativas.
Mesmo se a sua empresa atuar em outra área, você também pode participar através de diversas maneiras. Por exemplo: desenvolver, fabricar, colocar no mercado produtos adequados para reutilização ou reciclagem. Além de cumprir a lei, sua empresa irá se beneficiar desse processo.
Etapas da Logística Reversa
A Logística Reversa possui três etapas básicas, que se aplicam tanto no pós-venda quanto no pós-consumo:
1) O consumidor devolve o produto ou embalagem ao comerciante ou distribuidor.
2) O comerciante ou distribuidor devolve-a ao fabricante ou importador.
3) O fabricante ou importador faz o reuso, reciclagem ou descarte da forma adequada.
No pós-venda, as mercadorias voltam para a empresa devido a fatores comerciais, erros de pedidos, entre outros. No pós-consumo, os produtos são comprados, usados e então descartados pelo cliente. Após isso, volta-se para o ciclo produtivo através dos canais reversos de pós-consumo, como reuso, reciclagem e descarte.
Como implantar na sua empresa?
Primeiramente, você deve estipular as saídas, para que que os resíduos não se tornem lixos. Isso pode ser feito através de um Plano de Resíduos Sólidos, detalhando o ciclo de vida dos produtos individualmente, bem como a operação de tratamento dos resíduos durante a fabricação.
Alguns itens a considerar:
- Adote uma política de trocas e devoluções.
- Ofereça um atendimento eficiente.
- Estipule um protocolo de trocas e devoluções.
- Controle as finanças e o estoque.
O processo não é tão simples, pois é necessário conhecer muito bem os insumos e matérias-primas da empresa.
Existem duas maneiras mais comuns de fazer a implantação do conceito: a coleta + reciclagem de embalagens e a reutilização dos insumos.
Não necessariamente você precisa adotar essas práticas. É possível, por exemplo, fazer parcerias com catadores e cooperativas de materiais recicláveis, terceirizando assim a destinação final dos resíduos.
5 motivos para aplicar a Logística Reversa na sua empresa
1) Melhoria dos processos
Para se ter um processo de Logística Reversa eficaz, é importante ter políticas de troca e devolução bem definidas, definindo como será o ciclo inverso e assegurando que os clientes tenham isso bem claro. Com isso, os processos acabam se aprimorando, como por exemplo, o planejamento de rotas, gestão de estoque, entre outros.
Com a Logística Reversa usada com o propósito de trocas e devoluções, é possível mensurar a dimensão dos envios errados e insatisfação dos clientes, permitindo que os gestores avaliem os processos e identifiquem as principais falhas e elaborem ações de melhorias.
2) Adequação à Legislação
Juntamente com a preocupação com o meio ambiente, as leis estão cada vez mais rígidas, tornando algumas exigências mais rigorosas, e com isso, as empresas sofrem fiscalizações mais intensas. O objetivo da Logística Reversa é ajudar a sua adequação.
3) Melhora na imagem da empresa
Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de sua empresa junto aos consumidores.
4) Redução de custos
A Logística Reversa traz muitos benefícios para as empresas. Um deles é reaproveitar a entrega de produtos feita com os veículos, para fazer as coletas necessárias no percurso de volta (assim os veículos não retornam vazios para a base, aproveitam a rota, otimizando tempo e valor R$).
Além dessa redução de gastos com frete, é possível economizar através do reaproveitamento de embalagens. Muitas indústrias de bebidas, por exemplo, recolhem as garrafas e as utilizam novamente.
5) Aumento da satisfação dos clientes
Quando há devoluções e trocas, isso acaba prejudicando o relacionamento comercial da empresa com o cliente, principalmente pela frequente demora na conclusão do processo. Portanto, não adianta apenas criar boas políticas de devolução se o transporte não for eficaz.
A Logística Reversa, pode assim, fazer esse papel de aproveitar as rotas para fazer a coleta de mercadorias com o cliente. Há também uma melhor integração entre setores como SAC, pós-venda, comercial e logística, ajudando a diminuir o tempo de conclusão do processo.
Faça sua estratégia
Como pudemos ver, a Logística Reversa pode ser muito benéfica para empresas tanto em termos operacionais quanto financeiros. Porém o processo deve ser bem planejado e estruturado.
O Ministério do Meio Ambiente disponiliza um manual para essa etapa. Após feito isso, como em qualquer planejamento, é crucial implantar as medidas gradativamente e avaliar os resultados.