Logotipo ILOG

Plástico deverá ser banido de itens ligados à alimentação

No último dia 17 de abril, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou o projeto (PLS 92/2018) que tem por objetivo a retirada do plástico da composição de pratos, copos, bandejas e talheres descartáveis. De acordo com o texto aprovado, o plástico deverá ser substituído por materiais biodegradáveis em itens destinados ao acondicionamento de alimentos prontos para o consumo em um prazo máximo de 10 anos.
Segundo o projeto, o plástico deverá ser substituído em 20% dos utensílios no prazo de dois anos após a eventual vigência da lei. Esta exigência subirá para 50% após 4 anos; para 60%, após 6 anos; e para 80%, após 8 anos. O plástico deverá ser totalmente banido após dez anos. De acordo com a autora do projeto, Rose de Freitas (PMDB – ES), o grande problema dos materiais utilizados atualmente, principalmente em restaurantes e redes de fast-food, é que eles acabam em rios, lagos, mares e oceanos, comprometendo o equilíbrio ecológico do planeta.
Além disso, amostras de água tratada mostram a contaminação por microplásticos em diversos países do mundo. “Isto significa que os sistemas convencionais não são eficazes em retirar resíduos de plástico e que, portanto, estamos ingerindo plástico diariamente, sem saber as consequências disto para a saúde humana”, comenta Rose de Freitas.
Após ser analisado pela Comissão do Meio Ambiente, com a relatoria do senador José Medeiros (Podemos – MT), a análise deste projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?