Logotipo ILOG

Em que lixo devo jogar o IsoporⓇ?

Woman using waste separation container throwing away coffee cup made of Styrofoam

Apesar de não parecer, o IsoporⓇ é um tipo de plástico e, portanto, deve ser reciclado junto com esse material
Dentre as várias dúvidas que surgem quando o assunto é reciclagem, uma muito frequente diz respeito ao destino certo do IsoporⓇ, marca registrada do poliestireno expandido (EPS). Afinal, ele não se parece com nenhum material que destinamos à reciclagem, seja papel, plástico ou metal. No entanto, não se deixe enganar pela aparência! O IsoporⓇ é, sim, reciclável, e deve ser jogado na lixeira dos plásticos. Agora, vamos lhe explicar o porquê:

Mas IsoporⓇ é plástico?

Sim! Apesar de não possuir a aparência de sacolinhas de mercado, garrafas PET ou demais embalagens mais facilmente identificadas com o plástico, o IsoporⓇ é um tipo de plástico fabricado a partir do estireno – por isso que é chamado de poliestireno expandido (EPS).
O IsoporⓇ é um produto sintético que utiliza o petróleo como matéria-prima principal. Por isso, seu desperdício deve ser evitado, priorizando sempre a reciclagem, uma vez que o material é, sim, reciclável, e deve ser descartado junto com o plástico, em uma lixeira específica.

E prejudica o meio ambiente?

O IsoporⓇ por si só pode (e deve) ser reciclado, não apresentando perigo algum à natureza, uma vez que não polui nem contamina a água ou o solo. No entanto, o problema está justamente quando este material não é destinado aos centros de reciclagem. Isso porque o isopor leva centena de anos para se decompor, permanecendo nos locais inadequado onde foi deixado, contribuindo para a superlotação desnecessária de aterros sanitários.
Outra questão que deve ser levada em conta é que o IsoporⓇ funciona como uma espécie de isolante, o que dificulta a decomposição do lixo orgânico e a liberação dos gases resultantes desse processo. Junte isso às características físicas do material, que é leve e volumoso, e o descarte indevido de IsoporⓇ em locais que não são centros de reciclagem se torna um grande problema.

O IsoporⓇ é 100% reciclável!

Portanto, lembre-se: embora possa não parecer, o IsoporⓇ é um tipo de plástico, e como todos, deve ser reciclado. Da próxima vez que você tiver algum produto ou resíduo feito de IsoporⓇ que precisa jogar no lixo, não hesite: coloque-o na lixeira para plástico e ajude o meio ambiente!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?