Logotipo ILOG

É possível diminuir o resíduo diário?

Alguns pequenos hábitos diários podem auxiliar a reduzir a quantidade de resíduos produzidos
Embalagem de alimentos, sacolas de compras, plásticos e mais plásticos… Temos a impressão de que estamos produzindo muito lixo – e a verdade é que estamos mesmo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), descartamos aproximadamente 230.000 toneladas de detritos por dia. Embora 2% desses resíduos sejam enviados para a coleta seletiva, os outros 98% são descartados de maneira incorreta, nos lixões a céu aberto, causando danos a natureza e ao meio ambiente.
A quantidade de detritos que produzimos em casa é um dos maiores problemas pela quantidade exorbitante de resíduos descartados incorretamente. Falta instrução e conscientização quando se trata de reciclagem e descarte de lixo e, muitas vezes, não sabemos o que podemos fazer para contribuir.
A mudança de alguns hábitos pode auxiliar a fazer com que essa quantidade diminua. Que tal descobrir o que fazer?

Separe o material reciclável

Um dos grandes hábitos que devemos adquirir é realizar a separação dos resíduos a partir de sua categoria. Plástico, vidros, metais, papéis e o lixo orgânico devem ser separados corretamente.
Além disso, procure saber o dia da coleta seletiva para que não seja levada pela coleta do lixo orgânico. Não se esqueça de que pilhas, baterias e componentes eletrônicos jamais devem ser descartados com esses outros resíduos, pois precisam ser levados a pontos específicos.

Assuma uma atitude consciente

Sabe quando você vai no mercado e não lembra o que tem na geladeira e se realmente precisa comprar determinado alimento? Pois é, isso é péssimo, pois você pode acabar comprando algo de que não precisa e que fatalmente irá estragar e precisará ser descartado.
Por isso, antes de qualquer aquisição, não se deixe levar pelo impulso. Planeje bem suas compras e reflita sempre antes de adquirir algo se aquilo é realmente é necessário. Além disso, não esqueça sua sacola retornável, para não precisar utilizar as sacolas plásticas.

Opte por substituições

Seja na sua empresa ou em casa, evite produtos descartáveis, como copinhos de água e café, assim como canudos e pratos plásticos. Esses objetos podem ser substituídos por uma versão reutilizável, como canecas térmicas, canudos de alumínio ou pratos de vidros e/ou cerâmica.

Reutilize

Antes de jogar no lixo alguns materiais, pense duas vezes e veja se o objeto em questão não pode ser utilizado outra vez ou se não possui refil para evitar o desperdício. Essas medidas evitam que seja necessário descartar a embalagem sempre que o produto acabar, o que acaba gerando menos lixo.
Por isso, procure olhar para os objetos como uma oportunidade de aflorar sua criatividade e evitar o acúmulo de lixo.
São várias atitudes que podemos ter em nosso dia a dia visando reduzir a quantidade de lixo produzido. Por mais que não conseguimos viver sem produzir resíduos, é essencial proporcionar um destino correto a eles.

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?