fbpx

Selo Ambiental: Como Funciona e Quanto custa?

Selo Ambiental : Como Funciona e Quanto custa?

Está na busca por uma solução sustentável para a sua empresa?

Seja você micro ou macro empreendedor, não perca mais tempo: o Selo Ambiental certifica a sua empresa para que ela se enquadre nos padrões de qualidade e gestão ambiental.

Neste artigo, você vai entender de forma simples e objetiva como funciona e quanto custa o Selo Ambiental, ou Selo Verde, para que você comece o quanto antes a sua jornada por uma economia mais consciente e sustentável.

E essa jornada começa da necessidade de uma gestão ambiental para o seu negócio, então é sobre ela que vamos falar primeiro. 

Vamos lá?

Gestão Ambiental

A gestão ambiental acontece quando um plano de qualidade de desenvolvimento sustentável é posto em prática . 

A melhor parte da gestão ambiental é que qualquer segmento pode implementá-la: público, privado, grandes, pequenas ou micro empresas.

E os benefícios são inúmeros: econômicos, sociais e, principalmente, ambientais.

Temos um post especialmente focado nas vantagens de aderir a gestão ambiental por meio da economia circular na sua empresa, para dar uma olhada, é só clicar aqui.

Certo, mas de que forma o Selo Verde se relaciona à gestão ambiental da sua empresa? 

Vamos te explicar.

Como as empresas privadas tem como objetivo o lucro por meio da venda de produtos ou serviços, muitas vezes as questões socioambientais acabam ficando em segundo plano e, apesar do lucro conquistado pela empresa, o meio ambiente sai no prejuízo. 

Isso não faz sentido, justamente porque é o meio ambiente que gera recursos (água, energia, solo, matéria-prima etc) para que a empresa continue produzindo.

Mas nem todos os empresários estão conscientes disso, ou sequer se importam.

As leis ambientais entram nesse contexto para exigir a gestão ambiental e garantir a proteção do planeta e dos recursos que têm sido explorados sem consciência.

E o Selo Verde é uma forma de comprovar que sua empresa está, de fato, cumprindo as leis e fomentando a economia sustentável.

E como essa comprovação acontece? É isso que vamos entender agora.

Selo Verde: como funciona

Os problemas ambientais gerados pelo seu negócio, seja ele grande ou pequeno, podem ser resolvidos por outros negócios: empresas especialistas em certificação por meio da logística reversa, como o ILOG, que fornece o selo Nós Reciclamos.

A logística reversa é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), prevista pela Lei 12.305 de 2010.

Para ficar por dentro dessa política, temos um post para você aqui.

A empresa especialista em certificação ambiental atua como mediadora entre a sua empresa, a indústria de reciclagem e o consumidor.

Ela poderá avaliar, validar e, mais tarde, certificar o sistema de gestão ambiental do seu negócio.

Vamos conferir o passo a passo do processo de certificação ambiental do ILOG, para que você compreenda melhor como você pode fazer parte disso.

  1. Os resíduos podem ser recolhidos pelas cooperativas diretamente nos PEVs, porém, a maior parte dos resíduos é originada na coleta seletiva realizada pelas prefeituras. A prefeitura passa com o caminhão de casa em casa coletando o material e leva até às cooperativas de reciclagem;
  2. Da venda do material reciclável para a indústria da transformação, notas fiscais são geradas e monitoradas pelo ILOG por meio de arquivos eletrônicos, que garantem a transparência dos serviços prestados;
  3. As notas fiscais funcionam como créditos de logística reversa, que podem ser comprados por marcas interessadas em compensar a pegada ambiental que suas embalagens e produtos têm deixado no planeta;
  4. Ao se tornar um parceiro do ILOG, a empresa informa a quantidade de plástico, vidro, papel ou metais gerados na produção e venda dos produtos e, a partir disso, o nosso instituto realiza a compensação equivalente à essa quantidade de resíduos;
  5. Desse processo, a empresa parceira recebe o selo Nós Reciclamos, que certifica a compensação ambiental de acordo com a legislação. O selo pode ser colocado nas embalagens, incentivando a reciclagem e fomentando a conscientização ambiental dos consumidores. Além de tudo, o selo contribui para a geração de empregos e melhoria das condições de vida dos coletores.

E tudo isso sai muito mais barato do que você deve estar pensando.

Selo Verde: quanto custa?

Quando se fala sobre quanto custa a logística reversa para empresas, muitos acreditam ser um grande investimento que cabe somente no bolso de médios e grandes empreendimentos.

Mas não, o que cada gestor que se preocupa com as leis ambientais e com soluções sustentáveis para negócios precisa saber, é que toda e qualquer empresa pode ter o selo verde.

Isso porque o selo verde não se refere ao tamanho da empresa, mas sim à quantidade de resíduo produzido.

Por isso é chamado de compensação ambiental, cada resíduo produzido pela empresa é compensado e reciclado em diferentes cooperativas pelo Brasil.

Por exemplo, se sua empresa gera em torno de 20 mil embalagens por ano, uma quantidade proporcional de resíduos será reciclada.

No mesmo material e mesmo peso que as embalagens utilizadas na sua empresa, e essa reciclagem é feita pelas cooperativas participantes.

O valor do investimento é mensal e varia muito de empresas para empresa, conforme quantidade de resíduos produzidos.

Em pequenas e médias empresas a média de valores para o investimento em logística reserva pode ser de menos de R$2 (dois) por dia.

Imagina só, gastar menos de R$2 (dois) por dia para manter sua empresa em conformidade com as leis ambientais e ainda implementar mais essa solução sustentável no seu negócio.

Essa é uma ótima maneira de agregar real valor para sua empresa e cuidar do meio ambiente de uma maneira fácil e rápida.

Benefício Mútuo

A natureza oferece recursos naturais para que a sua empresa possa produzir e gerar lucro, bem como ajudar as pessoas com a solução inteligente do seu negócio.

Em troca disso, é preciso abraçar um sistema que assegure que todos esses recursos não acabem, nem sejam explorados irracionalmente. 

O Selo Ambiental é um benefício mútuo: sua empresa se sustenta por um longo tempo e o meio ambiente também.

Além disso, o Selo Verde promove competitividade econômica, já que os consumidores preferem, cada vez mais, os negócios que impactem menos o meio ambiente e estão caminhando para a construção de um futuro sustentável.

Quer saber como funciona  nossa compensação ambiental?

Mais de 300 empresas são associadas ao ILOG, simule um orçamento com a gente e continue acompanhando os artigos do nosso blog ou nossas redes sociais @ilogpr

Assine nossa newsletter e receba novidades da ILOG

Solicite um Orçamento

Obrigado por assinar nossa newsletter!