Logotipo ILOG

Conheça os diferentes tipos de poluição 

Saiba mais sobre os agentes contaminadores que prejudicam o ecossistema 

Muito se fala sobre os males da poluição, mas você conhece todos os tipos de contaminação produzidos pela ação humana? O ILOG listou a seguir as diferentes formas de poluição, para você conhecer, prevenir e combater. Confira! 

O que é poluição? 

A poluição é a introdução de substâncias ou energia no ambiente natural através da ação do homem. Essa contaminação pode ocorrer de diversas formas, provocando graves prejuízos aos ecossistemas. 

Poluição hídrica 

É a contaminação dos mais diversos corpos d’água por agentes físicos, químicos ou biológicos. Este tipo de poluição é potencialmente devastador, já que pode se espalhar rapidamente através de lençóis freáticos, rios, mares, lagos e oceanos. 

Poluição do solo 

Causada pela introdução de químicos ou alteração do terreno pela ação humana. Dentre os poluentes mais comuns estão arsênio, cádmio, chumbo, cromo, mercúrio, petróleo, pesticidas agrícolas e solventes industriais. 

Poluição radioativa 

Também conhecida como poluição nuclear, este tipo de contaminação é uma das mais devastadoras para o ecossistema.  

A radiação causa mutações nas células dos seres vivos e pode ocasionar diversas doenças. Além disso, não é possível descontaminar uma área afetada por um acidente nuclear, sendo os danos ao meio ambiente irreversíveis. 

Poluição térmica 

Pouco conhecida, ela ocorre quando a temperatura de um local é alterada através da ação humana, trazendo prejuízos ao ecossistema da região.  

Por ser inaudível e invisível, este tipo de poluição é pouco conhecido, mas pode causar danos graves à população do meio natural atingido. 

Poluição visual  

Comum em grandes centros urbanos, este tipo de poluição afeta o comportamento e saúde de diversos seres vivos. Ela pode ser causada por anúncios, propagandas, placas, postes, torres de telefone e outros objetos. 

Poluição luminosa 

A iluminação artificial também traz grandes problemas para o ecossistema. Alguns processos naturais acontecem apenas na escuridão, como repouso, reparação e predação. A poluição luminosa ocorre em grandes metrópoles e também afeta negativamente a saúde humana. 

Poluição sonora 

Embora não se acumule no meio ambiente, este tipo de poluição causa muitos problemas ao ecossistema.  

Os ruídos constantes interferem na rotina de diversos animais e também afetam a qualidade de vida das pessoas. A poluição sonora está presente em diversos ambientes, causando prejuízos na fauna terrestre e marinha. 

 

Agora que você conhece mais sobre o assunto, que tal ajudar a combater a poluição? Acesse o site do ILOG e conheça inúmeras maneiras de proteger o meio ambiente! 

 

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?