Logotipo ILOG

Como o vidro é reciclado?

Broken shattered pane of glass with a gaping hole through it in an old opaque window with wooden frame

Ao contrário de outros materiais, o vidro pode ser reciclado diversas vezes sem perder qualidade
 
Se você já quebrou um copo ou um pote de vidro e ficou em dúvida se o material deve ser jogado no lixo reciclável ou comum, a escolha é simples: o vidro é um material 100% reciclável. Mais do que isso: dependendo do processo, ele pode ser reutilizado infinitamente sem perder propriedades como qualidade e pureza, ao contrário de outros materiais, como o papel.
 
Entenda como funciona o processo e as vantagens da reciclagem de um dos materiais mais utilizados no nosso dia a dia:
 

Como é o processo?

 
O vidro reciclado tem muitas vantagens em relação ao comum, que incluem economia de energia e água na sua produção. O processo acontece em três etapas e tudo começa com a coleta, geralmente feita por catadores de materiais ou através da coleta seletiva. Depois disso, o material é separado por cor e tipo, e então qualquer impureza que pode ainda estar presente é retirada em uma triagem – inclusive vidros especiais, que podem ser prejudiciais para o material final.
 
Por fim, o vidro é triturado, virando cacos homogêneos, e então colocado em fornos com temperaturas de até 1200 Cº, processo que o transforma em novos materiais, como garrafas, taças, janelas etc. Além disso, o vidro reciclado pode ser utilizado para a confecção de fibra de vidro, material super resistente e flexível, usado em capacetes, aviões e carros.  
 

Economia e vantagens

 
Apesar de não atingir diretamente o meio ambiente, como o plástico, que pode liberar toxinas prejudiciais para a vida marinha, por exemplo, não há uma estimativa de quanto tempo o vidro demora para se decompor na natureza. Portanto, se não for devidamente descartado, este material pode se acumular em rios, oceanos e aterros sanitários por um tempo indeterminado.
 
Por outro lado, se for corretamente colocado para reciclagem, ele pode passar por esse processo diversas vezes, com um potencial 100% reciclável: 10 quilos de cacos descartados podem tornar-se 10 quilos de material reciclado. Além disso, quanto mais material descartado for utilizado na produção de material novo, a energia necessária para este processo diminui, o que favorece o meio ambiente. Estima-se que a produção de vidro reciclado utilize até 30% menos energia e 50% menos água do que a produção do formato comum.
 

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Fale Conosco

Posso ajudar?